Neste dia 1º, chegamos em um período do ano importante para reforçar a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A Campanha Outubro Rosa, difundida em todo o mundo, teve início nos Estados Unidos, em 1990, e, no Brasil, o movimento começou em 2002 e se difundiu para todo o país.
Por este motivo, para reforçar a importância da data, o Hospital São José promove ao longo de todo o mês diversas ações para engajar pacientes e colaboradoras na campanha e enaltecer a necessidade constante de prevenção ao câncer de mama.
“Este é um momento especial para promovermos a conscientização, especialmente relacionada ao câncer de mama, não só para as mulheres, como também para a sociedade em geral. Demos início as atividades desse mês nesta terça-feira, dia 1º, porém, no dia 18 de outubro, teremos o Dia D, com ações integrativas e complementares-PICS, além de outras atividades especialmente para as mulheres em tratamento aqui no HSJosé”, explica a farmacêutica e coordenadora do setor de oncologia do HSJosé, Paloma Pavei Votri Luiz.
De acordo com Paloma, o Dia D é resultado da união de esforços de profissionais de áreas multidisciplinares como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, médicos, entre outros. “Trabalhamos diariamente no combate às consequências dessa doença silenciosa e que afeta gravemente a saúde e a autoestima de tantas mulheres e, acreditamos que a conscientização e o diagnóstico precoce podem ser aliados importantes nessa luta”, reforça.
Ações voltadas às colaboradoras
Para as colaboradoras do HSJosé, o setor de Medicina do Trabalho realiza, a partir de sexta-feira, dia 4 de outubro, a coleta de preventivo e orientações sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero e mama.