A Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital São José de Criciúma realizou na manhã de sexta-feira, dia 17 de janeiro, a primeira captação de órgãos de 2025.
O doador foi um paciente de 18 anos, morador de Arroio do Silva, que evoluiu para o diagnóstico de morte encefálica após um grave Traumatismo cranioencefálico (TCE). Na captação foram explantados: coração, rins, fígado e córneas.
“Mesmo estando muito fragilizados pela perda de um familiar tão jovem, a família optou por realizar a doação para que outras pessoas tivessem direito a uma nova chance de viver. Este é um momento profundamente delicado na vida das famílias e mesmo com tanto sofrimento optar pela doação é um ato de amor ao próximo. Sentimos uma enorme gratidão por poder ressignificar este momento de intenso sofrimento dos familiares”, enaltece a enfermeira da Comissão Hospitalar de Transplante (CHT) do HSJosé, Thaís Medeiros.
A coordenação na sala cirúrgica foi realizada pelas enfermeiras Thaís Medeiros, Jaqueline Martins e Franciele Kreutz e pela equipe médica composta pelos especialistas Dr. Victor Taffarelo, Dra. Gabriele Debs, Dr. Leandro de Moura e Dra. Jessica Trindade, além do apoio dos técnicos de enfermagem.