Pensar na sustentabilidade, na preservação do meio ambiente e em ações que auxiliem no descarte correto dos resíduos gerados pelo Hospital São José, fazem parte do dia a dia da instituição de saúde de Criciúma. Uma das ações importantes implementadas há mais de 20 anos na entidade é o Plano de Gerenciamento Resíduos Serviço de Saúde (PGRSS). Por meio da iniciativa, é estabelecido conforme legislação vigente, as diretrizes para acondicionamento dos resíduos bem como coleta e destino final. Para que todo este processo ocorra de forma correta, diversos treinamentos também são realizados para que a boa prática de segregação aconteça no hospital.
“Como a preocupação da instituição é contribuir para a redução do volume de resíduo no meio ambiente, todo o manejo é acompanhado diariamente, da segregação até destinação final. Assim, são realizadas capacitações, auditorias, controle de pesagens por setor e análise dos volumes frente às demandas do hospital. Para essa atividade o HSJosé conta com um time multidisciplinar, que além de buscar esse olhar para a questão ambiental, também visa garantir práticas de segurança aos profissionais”, explica a assistente de Meio Ambiente do setor de Qualidade do HSJosé, Franciani Sandrini Angulski.
De acordo com Franciani, a tecnologia tem sido a principal aliada do Hospital São José nas questões relacionadas à preservação ambiental, permitindo processos com emissão residual muito baixa ou até mesmo nula. “A exemplo disso está o Centro de Diagnóstico por Imagem todo digitalizado, rotinas internas sistematizadas com a redução do consumo de papel, caldeira a gás sem emissão de poluentes, iluminação com sensores de presença, lâmpadas LED, entre outros. Além disso, alguns resíduos são encaminhados para reciclagem (papéis, plásticos e metais) e geração de adubo, como é o caso do resíduo orgânico”, esclarece Franciani.