As mudanças na rotina, o estresse do dia a dia e as pressões da vida cotidiana influenciam diretamente no comportamento das pessoas. Independentemente da faixa etária, a ansiedade, depressão se tornam cada vez mais frequentes e influenciam diretamente no bem-estar, qualidade de vida e saúde das pessoas.
“Quando falamos de saúde mental, temos que pensar no bem-estar do indivíduo, pois afeta diretamente a qualidade de vida. Conseguir ter uma saúde mental satisfatória, contribui para a capacidade de lidar com o estresse, tomar decisões saudáveis, manter relacionamentos positivos e alcançar metas pessoais e profissionais. Além disso, o cuidado com a saúde mental pode prevenir ou reduzir o impacto de condições como ansiedade, depressão e outros transtornos, promovendo um equilíbrio emocional e uma vida plena”, garante a psicóloga do Hospital São José de Criciúma, Elaine Dias.
Se acordo com Elaine, a incidência de depressão e ansiedade tem aumentado significativamente nos últimos tempos.
“Além disso, outras condições de saúde mental também têm mostrado um aumento em diagnósticos, como transtornos de estresse pós-traumático (TEPT) e transtornos alimentares. Esse aumento pode ser atribuído a fatores como mudanças sociais, econômicas e culturais, bem como maior conscientização e redução do estigma em relação à saúde mental, o que leva a mais pessoas buscando ajuda”, esclarece.
Prevenção e cuidado
A prevenção de problemas de saúde mental pode ser abordada de várias maneiras. Essas abordagens podem ajudar a prevenir problemas de saúde mental ou minimizar seu impacto, promovendo uma vida mais equilibrada e saudável, segundo a especialista.
“Promovendo a compreensão sobre saúde mental e reduzir o estigma associado a transtornos mentais são passos fundamentais. Programas educacionais e campanhas de conscientização podem ajudar a informar as pessoas sobre sinais precoces e a importância de buscar ajuda. Construir e manter uma rede de apoio social, como amigos, familiares pode fornecer suporte emocional e ajudar a enfrentar desafios. Manter uma rotina equilibrada que inclua alimentação saudável, exercícios físicos regulares, atividades relaxantes e sono adequado pode contribuir para a saúde mental.