Julho é o mês dedicado a conscientização contra o Câncer de Cabeça e de Pescoço. Por isso, durante todo o mês, diversas ações são realizadas para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, da prevenção, do tratamento e também da reabilitação dos pacientes. Nesta quarta-feira, dia 3, está sendo realizada uma ação especial no Hospital São José de Criciúma, juntamente com a Liga Acadêmica de Odontologia Hospitalar Intensiva e Paliativa da Unesc.
“Escolhemos esta quarta-feira, pois é o dia da semana onde ocorre o número maior de atendimentos na Unacon relacionados a essas doenças. É uma forma de levarmos a todos, pacientes e acompanhantes, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento”, comenta a psicóloga do setor de oncologia do HSJosé, Elaine Cristina Coelho Dias.
A ação conta com a parceria da Unesc, com a presença de professores e acadêmicos que auxiliam na orientação do público.
“Trazer os alunos para esta atividade é muito importante, pois eles podem ver de perto a realidade desse público que precisa de assistência. Estamos atendendo os pacientes, acompanhantes e comunidade que circula aqui pelo hospital, levando essa orientação para que ela se propague nas casas das pessoas. O câncer de boca, por exemplo, tem um índice alto de diagnóstico, mas de diagnóstico tardio. Por isso que, quando trabalhamos com prevenção, nós promovemos a saúde“, explica a professora do curso de odontologia da Unesc, Anarela Bernardi Vassen.
Importância de uma equipe multidisciplinar no tratamento
O Hospital São José de Criciúma conta com uma equipe multidisciplinar para prestar apoio necessário aos pacientes em tratamento e pós-tratamento. A equipe formada por médicos, cirurgiões, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, entre outros, tem um importante papel na reabilitação e no retorno da qualidade de vida das pessoas.
Saiba mais:
O Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço, que representam o nono tipo de câncer mais comum no mundo, de acordo com os dados do IARC (sigla para Agência Internacional de Pesquisa em Câncer), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Dia 27 de julho foi instituído como o Dia Mundial de conscientização contra o Câncer de Cabeça e Pescoço para que toda a sociedade se sensibilize sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o tratamento da doença.