HSJosé recebe o selo Diamante nos serviços prestados no atendimento ao AVC
02/05/2024

HSJosé recebe o selo Diamante nos serviços prestados no atendimento ao AVC

A dedicação total ao paciente, a agilidade no atendimento e a efetividade das ações realizadas para a prevenção do Acidente Vascular Cerebral – AVC, fizeram que o Hospital São José de Criciúma recebesse uma certificação inédita que atesta a excelência do atendimento prestado aos seus pacientes. A instituição foi certificada com o prêmio Angels Awards, iniciativa estabelecida pela Boehringer Ingelheim (companhia farmacêutica alemã), com o selo Diamond (Diamante), a mais alta certificação oferecida pela empresa. O HSJosé já havia conquistado o selo Ouro, Platina e, pela primeira vez, o tão almejado selo Diamante.

“Esse selo representa o sincronismo e a dedicação de um time multiprofissional engajado em oferecer atendimento de excelência aos nossos pacientes. Para se chegar a essa conquista é necessário que a instituição possua um protocolo bem definido com equipe qualificada, estrutura, materiais e medicamentos adequados. No AVC, tempo é vida, cada minuto é importante. Por essa razão, a execução dos procedimentos aos pacientes que apresentam sintomas e/ou confirmação de AVC é rigorosamente monitorado desde o momento que chega na instituição”, explica a enfermeira da qualidade, Kellen Nazario.

No Brasil, 175 instituições participam desse programa. Neste ano, o Hospital São José é o primeiro hospital de Santa Catarina a receber o selo Diamante. 

“Atualmente, em média, o hospital recebe 35 pacientes com suspeitas de AVC por mês e 75% desses recebem o diagnóstico confirmando o AVC. Como as melhores evidências científicas disponíveis sinalizam que o sucesso do tratamento depende dos tempos de atendimento, os esforços da instituição visam o refinamento desse fator, levando a essa conquista – nível máximo do Programa”, explica Kellen. 

Nesse trimestre avaliado para que a instituição recebesse o selo Diamante, o tempo médio de atendimento inicial para esses pacientes foram de dois minutos. No entanto, outros marcadores importantes desse protocolo também são avaliados, como a execução do exame de tomografia em até 25 minutos desde a sua chegada, sendo executado em 21 minutos e a administração do anticoagulante com meta de 60 minutos sendo executado em 35 minutos.

“O hospital conta também com uma Unidade do AVC, que após os primeiros atendimentos pela equipe, o paciente é encaminhado até a unidade, onde o mesmo é monitorizado e acompanhado diariamente pela equipe até o momento da alta. Visando melhor acompanhar o desfecho desses atendimentos, uma atenção pós-alta é também fornecida a esses pacientes pela equipe de fisioterapia, com contato telefônico 90 dias após a alta. O objetivo é mensurar a autonomia, independência e qualidade de vida desses pacientes pós AVC”, explica Kellen.

O HSJosé é avaliado por meio do Programa RES-Q, ferramenta internacional que tem por objetivo melhorar a qualidade dos cuidados de AVC e diminuir as disparidades nos cuidados de AVC entre os diferentes países.

Por meio de uma plataforma, o HSJosé informa mensalmente dados e resultados relacionados aos atendimentos realizados, incluindo informações como o início dos sintomas do AVC, o horário que o paciente chegou na instituição, avaliação e conduta do neurologista, exames, tratamentos, acompanhamento com equipe multiprofissional, entre outros.

 

Importância de uma equipe capacitada

De acordo com o médico neurologista responsável pelo serviço de AVC do HSJosé, Dr. Fernando Topanotti, dentre os critérios para que o prêmio seja conquistado, um dos principais é o tempo de reconhecimento dos sintomas e avaliação da equipe especializada.

“Desde os colaboradores da recepção e portaria, assim como os demais profissionais com formação em saúde são treinados a reconhecerem a suspeita dos sintomas e dar início ao ‘Protocolo de AVC’, que dispara uma sequência de exames e prioriza a urgência para este atendimento, em que cada minuto pode fazer grande diferença. O Hospital São José tem investido bastante na melhora do atendimento e tecnologias relacionadas ao AVC. Contamos hoje com um serviço de AVC muito bem estruturado e equipe bem treinada para fornecer a agilidade e segurança necessárias para o atendimento destes pacientes”, afirma Dr. Fernando.

 

“É um orgulho para toda a equipe de neurologia clínica do Hospital São José a conquista e reconhecimento tão importantes. Faz valer cada esforço, reuniões e mudanças que temos realizado, dia após dia, em busca da excelência e de tornar-se referência nacional em qualidade de atendimento ao paciente com AVC”, complementa Dr. Fernando.

 

A importância deste atendimento é reforçada pela enfermeira Kellen. “Em todos os atendimentos é importante que a equipe esteja treinada e engajada para receber esse paciente, e nos atendimentos dos pacientes com sintomas de AVC não é diferente.

O controlador de acesso é o primeiro profissional que tem contato com esse paciente, o mesmo é treinado e orientado para identificar os sinais e encaminhar o paciente o quanto antes para atendimento”, explica.

Segundo ela, todas as equipes que tem contato com os pacientes, são treinadas e qualificadas para realizar os primeiros atendimentos, quanto antes esse paciente receber o tratamento adequado, maior será a efetividade do tratamento.

“Sem dúvida essa conquista é motivo de muito orgulho e alegria, não somente para o hospital, mas para cada profissional que atua na instituição. Ver que aqueles que foram atendidos se recuperarem compensa todo esforço e comprometimento com a vida. Esse reconhecimento evidencia que estamos no caminho certo em relação a qualidade e segurança do paciente e que todos estamos trabalhando de forma conjunta e unida na missão de salvar vidas e oferecer qualidade. É um reconhecimento que merece ser compartilhado com todos que auxiliaram nesta importante conquista de, acima de tudo, salvar vidas”, enaltece a diretora do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.

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