A Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT) do Hospital São José de Criciúma realizou na madrugada dessa quinta-feira, a quinta captação de órgãos de 2024. Esta foi a segunda dessa semana e possibilitou que fossem captados coração, rins e fígado.
A paciente de 21 anos, após uma parada cardiorrespiratória teve a morte encefálica diagnosticada e a família, em um gesto de amor, autorizou a doação dos órgãos.
“Em um momento profundo de tristeza, essa decisão pode mudar e salvar a vida de tantas outras pessoas. E é esta importante decisão tomada pela família que possibilita que outras famílias não passem por esta mesma situação. É um verdadeiro ato de amor ao próximo”, enaltece a enfermeira da CHT do HSJosé, Renata Mendes Machado, que, juntamente com a enfermeira Thais Medeiros, foram as responsáveis pela entrevista familiar.
O procedimento contou ainda com a participação dos médicos captadores do coração, Rafael Ceron e Marcos Magno e dos médicos captadores dos rins e fígado, Diogo Tamiozo e Gabriela Debs.
A coordenação na sala cirúrgica foi realizada pelas enfermeiras Jaqueline Martins e Mariel Bez Fontana que contaram também com o apoio de toda a equipe de enfermagem e demais áreas de apoio.