Os cuidados relacionados à segurança do paciente no Hospital São José, de Criciúma, foram mais uma vez reconhecidos. Desta vez, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a “Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente” para hospitais com leitos de terapia intensiva realizada pela instituição em parceria com os Núcleos de Segurança do Paciente, o HSJosé apresentou “alta conformidade” com as práticas de segurança do paciente. O documento aponta a qualidade dos serviços de saúde e a avaliação é realizada nos hospitais de todo o Brasil.
Em Santa Catarina, 35 instituições obtiveram essa classificação, sendo que, no Sul catarinense, apenas duas. Enquanto hospital com serviço de UTI adulto, o HSJosé é o único reconhecido da região.
“Esta abordagem realizada está apoiada no Plano Integrado de Gestão Sanitária da Segurança do Paciente 2021-2025, sendo uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança. A classificação consiste em três níveis: alta, média e baixa conformidade. O HSJosé foi classificado em ‘alta conformidade’ após análise de 21 indicadores relacionados a práticas como regularidade da notificação de incidentes relacionados à assistência à saúde, monitoramento de indicadores de infecções, monitoramento de consumo de antimicrobianos em UTI Adulto, e monitoramento de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente”, explica a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente do HSJosé, Priscila Alves.
Pelo relatório são avaliados critérios relacionados a segurança do paciente (protocolos). As metas de segurança avaliadas pela Anvisa são: identificação correta do paciente, comunicação efetiva, melhora na segurança dos medicamentos, cirurgia segura, redução no risco de infecções associadas aos cuidados e redução no risco de danos aos pacientes, resultantes de lesões por pressão e quedas. Realizado por meio de protocolos sistêmicos (rotina descrita e aplicada) e de treinamentos com as equipes assistenciais, verificação dos riscos dos pacientes e implementações das medidas preventivas.
“Essa avaliação mostra mais uma vez, que o Hospital São José cumpre com sua missão, do cuidado centrado na pessoa. Isso nos enche de orgulho e é fruto do trabalho comprometido e contínuo pela busca da melhoria no cuidado, não só do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital, como das equipes assistenciais e de apoio, que são os grandes protagonistas desse processo. Este resultado é reflexo de um trabalho intenso, realizado por profissionais competentes, focando na segurança do paciente do Hospital São José. O resultado certamente motiva a todos a permanecer nesse propósito de buscar e oferecer sempre o melhor ao paciente que aqui chega”, garante a diretora geral do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.