Com o objetivo de avaliar e aprimorar a cultura organizacional de segurança do paciente, o Hospital São José de Criciúma iniciou as apresentações aos seus colaboradores da Pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente. Realizada bianualmente, a ferramenta é importante para a qualidade da assistência.
Aplicada entre os dias 24 de junho e 5 de julho, a pesquisa contou com 718 participantes, totalizando 73,4% do público alvo.
“Responderam à pesquisa toda a equipe multidisciplinar que possuem contato com o paciente, desde a equipe assistencial até as áreas de apoio (médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, farmacêuticos, bioquímicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, recepção, controladores de acesso, copeiras, higienizadores, entre outros). A pesquisa aplicada foi a HSOPSC - Hospital Survey on Patient Safety Culture – Versão 2.0, desenvolvida pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) dos Estados Unidos e difundida em todo o mundo”, explica a gerente de qualidade do HSJosé, Márcia Campos.
De acordo com Márcia, a pesquisa é composta por 38 questões e avalia múltiplas dimensões da cultura de segurança, como trabalho em equipe, aprendizado organizacional, feedback sobre erros, comunicação aberta e suporte à segurança pela gestão.
Além das questões, os profissionais puderam contribuir com suas sugestões, que ao todo somaram-se 232 apontamentos. As oportunidades de melhoria serão trabalhadas via plano de ação com execução prevista até a próxima avaliação, em 2026.
“A apresentação do resultado foi iniciada na quinta-feira, dia 22, e continuará nos próximos dias a fim de abranger todos os profissionais que participaram da pesquisa. De modo geral, a maioria dos profissionais reconhecem a evolução do hospital em qualidade e segurança”, finaliza Márcia.