Dia Mundial do Coração: prevenção é essencial para garantir a saúde do coração
28/09/2023

Dia Mundial do Coração: prevenção é essencial para garantir a saúde do coração

Os cuidados com o coração e a importância da prevenção às doenças que acometem o órgão estão entre os assuntos debatidos neste 29 de setembro, dia em que é lembrado mundialmente o Dia do Coração. Esta data foi criada em 2000 pela World Heart Federation - WHF com o objetivo de divulgar os perigos das doenças do coração.

“Entre os principais fatores de risco para as doenças do coração estão a pressão alta (hipertensão), diabetes, colesterol elevado, tabagismo, obesidade e sedentarismo, além de história familiar de infarto. A principal doença que acomete o coração é a chamada aterosclerose (formação de placas de gordura que obstruem os vasos do coração – causada pelos fatores de risco) e que leva ao infarto (morte) do músculo cardíaco”, explica o médico cardiologista do Hospital São José, André De Luca dos Santos (CRM – 11807 | RQE – 7679).

De acordo com o especialista, a aterosclerose é a responsável também por boa parte dos casos de acidente vascular cerebral, que junto com o infarto agudo do miocárdio, são as principais causas de morte no país e causam mais óbitos do que os canceres de mama, próstata e pulmão somados.

 

Prevenção ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

A prevenção do IAM inclui a mudança da rotina, que muitas vezes não é saudável, inclusão de exercícios físicos e acompanhamentos de rotina ao médico e especialistas. “Mudanças no estilo de vida são intervenções profundas, difíceis de serem atingidas num primeiro momento, mas que devem ser construídas ao longo do tempo, pois terão grande impacto na redução de risco cardiovascular”, explica

Segundo o cardiologista, as doenças do coração podem ter influência genética, o que necessitam de ainda mais atenção dos pacientes considerados de risco. “Pacientes com família com histórico de infarto agudo do miocárdio precoce (menos de 65 anos para mulheres e menos de 55 anos para homens) em parentes de primeiro grau, apresentam até quatro vezes mais risco também terem um infarto. Nestes casos, a avaliação do cardiologista é muito importante, principalmente na busca de fatores de risco que possam ser corrigidos e na identificação daqueles indivíduos sob risco”, aponta o médico.

 

Importância da agilidade no atendimento

O Hospital São José ao longo do ano promove ações que enaltecem a importância do cuidado com as doenças do coração, que vão desde a realização de estudos, conscientização sobre os cuidados e agilidade no atendimento, nos casos de suspeita da doença.

O HSJosé, por exemplo, tem metas de tempo e mensura cada uma delas para garantir a agilidade necessária nestes casos. Por exemplo, a meta de tempo de porta de entrada na instituição até a consulta médica, em casos de suspeita de IAM é de 15 minutos. Em agosto, este número esteve abaixo da meta. Foram 12 minutos para que o paciente estivesse frente ao médico para a consulta (estão incluídos aí pacientes do SUS, particular e convênio).

“Quanto mais ágil for o atendimento, melhores as chances do paciente sobreviver a um infarto agudo do miocárdio e com a menor sequela possível (ou sem sequelas). Pode-se comparar o infarto do miocárdio a um incêndio em uma casa - quanto melhores forem as medidas de prevenção e a agilidade na intervenção, menores serão os danos”, enaltece Dr. André.

No Protocolo de IAM, são mensurados o tempo de triagem, atendimento médico, realização do cateterismo cardíaco, tempo de permanecia (até a alta hospitalar) e letalidade.

Somente no mês de agosto de 2023, foram abertos no HSJosé, 227 protocolos de investigação de IAM, sendo que destes, nove pacientes tiveram a confirmação e o protocolo finalizado.

 

Ações realizadas no HSJosé reforçam a importância da data

Para enaltecer a importância do Dia Mundial do Coração, nos dias 27 e 28 de setembro, das 11h30 às 14h e das 19h30 às 21h, serão realizadas atividades focadas na prevenção ao IAM, especialmente aos colaboradores da instituição.

“Estaremos aferindo pressão arterial, realizando entrega de folders de orientação de sinais e sintomas de IAM. A equipe multidisciplinar estará presente em alguns horários também realizando orientações como: alimentação saudável, uso correto dos medicamentos prescritos pelos médicos e a prática de exercícios físicos”, enaltece a enfermeira do HSJosé, Thatiane Hilman Blomer.

Fotos da notícia

Notícias São José