Neste dia 29 de outubro, é lembrado mundialmente o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia e serve como alerta sobre a importância dos tratamentos e prevenções da doença, além de engajar os profissionais da saúde a melhor orientar os seus pacientes sobre estes cuidados.
O Hospital São José de Criciúma é uma das instituições que tem um trabalho importante e diferenciado no cuidado ao paciente com suspeita ou diagnosticado com AVC. “Desde a recepção até o recebimento do tratamento, todos os colaboradores e toda a equipe é regularmente capacitada e está pronta para atender quem necessita. O atendimento ágil permite uma melhor recuperação após o tratamento”, explica a médica neurologista do HSJosé, Dra. Gisele de Medeiros (CRM-8552 | RQE-3024). “Toda a equipe está ciente da importância na rapidez do atendimento. Além disso, a possibilidade de boa recuperação estimula a equipe a dar o seu melhor”, complementa Dra. Gisele.
Conforme a especialista, o AVC pode ser prevenido com bons hábitos de vida, alguns já bem conhecidos, como os check-ups médicos periódicos, alimentação saudável, prática de atividade física, evitar tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas, controle de doenças como a hipertensão arterial, diabetes, arritmias cardíacas, outras doenças cardíacas, doenças que facilitam tromboses, etc.
“Se alguém estiver com alguma suspeita de AVC, nunca fique em casa esperando para ver se melhora. Procure imediatamente o hospital para atendimento. Entre os principais sintomas estão o surgimento, de forma súbita, de fraqueza ou dormência em um braço, ou perna, ou em ambos, dificuldade súbita para falar, ou para enxergar, não compreender o que é dito, ou dor de cabeça muito intensa seguida de perda de consciência”, esclarece a médica.
Certificado Diamond que reforça a excelência no atendimento
Hospital foi o primeiro de Santa Catarina a receber a maior certificação Diamond (Diamante) do prêmio Angels Awards, iniciativa estabelecida pela companhia farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, que atesta o comprometimento do HSJosé em salvar vidas.
O Certificado Diamond comprova a mudança em prol do paciente, o engajamento de todas as equipes com o bem-estar e a saúde de cada pessoa que chega a instituição com suspeita de AVC. Os números que fizeram o HSJosé ser o primeiro hospital de Santa Catarina com esta máxima certificação foram: 75% dos pacientes trombolisados em menos de 60 minutos; 50% em menos de 45 minutos e 25% de taxa de recanalização (que significa que foi realizada a trombólise, ou seja, o paciente recebeu a medicação para desmanchar o coágulo que estava obstruindo a veia do cérebro, o causador do AVC isquêmico).
Semana especial reforça a importância da prevenção
Ao longo desta semana, os profissionais do HSJosé realizaram diversas atividades voltadas ao paciente em tratamento do AVC na instituição.
No dia 29 de outubro, Dia Mundial do Combate ao AVC, será realizada uma ação orientativa na entrada de pacientes e estacionamento com entrega de folders a respeito da doença. A atividade ocorrerá das 7h às 10h e das 14h às 17h.
Na unidade do AVC, a partir deste dia 29 e ao longo da semana, será realizada uma exposição com quadros de Rosinete Albino Berto, uma paciente que esteve em tratamento na instituição.
As ações relacionadas ao tema, encerram em 6 de novembro, com uma atividade especial no Colégio Rogacionista, em Criciúma. O projeto “AVC: Formando Super Heróis” faz parte das iniciativas desenvolvidas pelo HSJosé que reforçam o cuidado do HSJosé com a prevenção das doenças.