Uma tarde divertida, repleta de amor, carinho e muita criatividade. O momento especial foi vivenciado pelas crianças da oncopediatria do Hospital São José que participaram de uma Oficina de Biscoitos Natalinos. Os materiais para a decoração e os biscoitos foram preparados pelo setor de nutrição e dietética e o momento especial organizado pela equipe multiprofissional do HSJosé.
Para a pequena Helena Alano de Freitas, de cinco anos, foi um dia de muita diversão. “Foi tudo muito legal. Fiquei muito animada. Eu adorei fazer as bolachas e elas ficaram ótimas e muito gostosas”, garante a menina.
Para as famílias que puderam acompanhar o momento, também foi uma tarde especial. “Para nós mães é muito gratificante. Este é um processo muito cansativo, as crianças querem muito ir para casa, é uma fase onde mudamos totalmente a rotina. Então, quando temos algo assim divertido, muda o astral, ajuda o tratamento. A Helena esteve por duas semanas internada, e estava muito entediada, quando viu a atividade ficou muito animada”, comenta a mãe da pequena, Marília da Silva Alano.
Os profissionais do HSJosé buscam sempre trabalhar a humanização e promover momentos de alegria, mesmo em um tratamento tão difícil e delicado.
“Esse ano, a equipe multiprofissional do setor de oncopediatria resolver mudar as ações de natal e focar no sentido e nos significados desta etapa do ano. Então, desde a primeira semana de dezembro, estamos realizando ações internas com este tema, como a oficina de cartão de natal e a de bolachas natalinas. A ideia que relembra questões da infância foi sugerida pela nossa fisioterapeuta Laís, que busca sempre diversificar a questão do movimento e da interação com o físico, e da nutricionista Anne, apoiada pelo serviço de nutrição e dietética do hospital que abraçou a ideia, produziram os biscoitos e o material para decoração. Tudo dentro dos padrões de segurança, e sem oferecer riscos para os nossos pequenos”, garante a psicóloga do HSJosé, Amanda dos Santos de Souza.
Ações como esta são essenciais para trazer mais leveza ao tratamento.
“Fortalecer a saúde integral é o nosso maior desejo dentro do hospital e sabemos que parte disso é a relação com o cotidiano e com a alegria, o que se perde significativamente durante as internações, principalmente para as crianças. Humanizar esse cuidado é ofertar uma atenção centrada na individualidade do paciente e no seu bem-estar. Assim, as ações natalinas buscam enfatizar para os nossos pacientes a preocupação com o bem-estar eles e a qualidade de vida durante o tratamento. Não cuidamos só da doença, cuidamos das pessoas”, finaliza Amanda.