Neste dia 24 de outubro, é celebrado em todo o mundo a fundação da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora. A congregação é a responsável pelos trabalhos realizados no Hospital São José de Criciúma. Ao todo, são 190 anos de uma história baseada na coragem e confiança da fundadora Madre Teresa de Jesus Gerhardinger que, vivenciando a realidade que a cercava, sentiu ainda muito jovem o apelo de Deus para contribuir na construção de uma sociedade justa, fraterna e unida, através da Educação.
“Ao fazermos memória destes 190 anos de história, da Congregação, o coração enche-se de gratidão, por esta presença e transformação, ocorridas ao longo deste tempo. Madre Teresa, uma mulher de visão e de coragem, ousou arriscar ao expandir a congregação ainda muito jovem para outro continente, ultrapassando fronteiras, dificuldades da época, chegou a América. E assim foi se expandindo para muitos outros países, na certeza de que Deus estava no leme”, explica a diretora do HSJosé, Irmã Isolene Lofi.
Desde 1833, mais de 20 mil Irmãs Escolares de Nossa Senhora já estiveram em missão, em diversos países do mundo, levando amor e a palavra de Deus por onde passaram.
“Ao celebrarmos estes 190 anos, seguimos com confiança e arriscando o que somos e temos na construção de uma sociedade fraterna, justa e humana, seja na Educação, na Saúde ou nas Pastorais, onde quer que esteja uma Irmã Escolar de Nossa Senhora, há profecia, pelo Carisma que nos chama a Unidade, entre todos e com Deus. Olhar para esta história construída ao longo destes anos, é graça, é alegria e esperança de que continuamos a missão sonhada por nossa fundadora, e igualmente cada uma de nós continua o sonho de Madre Teresa, nossa mãe e guia que nos inspira a ousar e arriscar”, enaltece Irmã Isolene.
Para celebrar a data tão importante, será realizada pela Pastoral Hospitalar uma gincana com os colaboradores com perguntas e respostas relacionadas à fundação da Congregação.
“Rogamos que neste dia 24 de outubro, Madre Teresa abençoe a todos que participam da vida e missão da Congregação em todo mundo. Também hoje iniciamos em Roma o Capítulo Geral, que escolhe o novo Conselho Geral para dirigir os próximos anos da Congregação e procuram dar as diretrizes desta caminhada”, finaliza Irmã Isolene.